domingo, 13 de maio de 2018

Dificuldade em discutir finanças com os amigos

Olá amigos da Finansfera!

E quando o assunto é educação financeira e investimentos como são as reações dos amigos ao saber que somos poupadores?

Como já comentei por aqui tenho 23 anos, meus amigos giram em torno dessa faixa etária também, e vivo em um sistema de internato que só me permite sair (atualmente) na terça e quarta feira, até as 22h e de sexta até às 00h de domingo.

Tal internato faz com que em diversos momentos do dia, principalmente quando estou liberados do expediente, que acaba por volta das 17:30, eu acabe me reunindo para estudar ou simplesmente "trocar uma ideia" e por incrível que pareça sou o único do meu grupo de amigos que se preocupa com a vida financeira.

A maioria de meus camaradas só sabem conversar de assuntos do quartel, provas, futebol, mulher, etc.. Quando o assunto foge um pouco disso e chega em algo que gira em torna das finanças e investimentos, eu viro sempre "o cara" do assunto, esclarecendo algumas dúvidas e tentando fazer com que pelo menos adquiram o costume de poupar um pouco do que ganham.

Apesar de tanto esforço acabo sendo considerado o "sovina", "mão de vaca" da história, ninguém leva essa questão a sério, gastam todo o dinheiro que ganham com coisas inúteis e fúteis, não que eu também não tenha meus gastos desse tipo, mas, sempre busco me pagar primeiro
.
A grande desculpa que sempre ouço é a seguinte: "sou jovem, não tem problema gastar tudo o que ganho, beber todo fds, pegar a maior quantidade de mulheres que conseguir, assim que me formar pretendo pegar empréstimo pra rasgar num carro e viajar." e por ai vai.

Porra não é querer ser chato, mas as coisas não funcionam assim, pelo menos não na minha cabeça, também pretendo viajar, comprar carro e blá blá blá, a diferença é como fazer isso. Poupar e investir, diferente do que pensam e falam por ai vai me proporcionar uma vida exponencialmente melhor, acredito que o único que viva de verdade é o poupador, afinal faz tudo com dinheiro próprio, sem fazer dívidas a juros gigantes e parcelas infinitas.

Faço tudo o que gosto de fazer, poupo cerca de 20% do que ganho, acho até pouco isso, se eu considerar que seria o gasto 1 final de semana (visto que ganhou pouco atualmente, poupando em torno de 250), aproveito a vida tanto quanto qualquer um, mas me dedico ao meu futuro como poucos.

Gostaria de fazer as seguintes perguntas para os amigos leitores (que atualmente são bem poucos, hahaha):

  1. Não se preocupar com a vida financeira é característica das pessoas que convivo (< 25 anos) ou você leitor mais velho também se encontra em um circulo de amizade parecido?
  2. Como você aborda/ se posiciona sobre tais assuntos quando entram em debate na roda com os amigos?
  3. Como você é visto por eles?
Abraço aos amigos investidores e vida longa a Finansfera !!!

7 comentários:

  1. Olá EBM, cara essa situação é mais comum do que você imagina. Esses dias o colega Cowboy Investidor postou um texto nesse sentido, e estava desabando exatamente sobre isso. E olhe que ele ganha bem, trabalha com pessoas que também ganham bem, e a situação se repete.

    Aqui no meu círculo de amizade, que gira em torno de 25 a 40 anos de idade, vivo a mesma coisa. Mas tenho que reconhecer que alguns são bem ligados em finanças, tem dois no meu trabalho que são a típica figura de um poupador na blogosfera. E outro coloca tudo na poupança, mas pelo menos poupa. Dos outros só ouço que passam dificuldades pra fechar o orçamento, mesmo com salários acima de 10 mil!

    Quanto a como falar com essas pessoas eu uso a seguinte tática, percebo o nível de conhecimento financeiro de quem estou conversando e só falo o equivalente, ou nem falo nada. Com o tempo desisti de fazer as pessoas terem consciência financeira. Somente os mais próximos eu ainda dou algum conselho. No mais, fico na minha, só no automático, pra não acabar escutando essas coisas que tu magoou que eles falam.

    Espero ter respondido.

    Um abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta, Poupador, imaginei que eram poucas as pessoas com preocupação financeira independente da faixa etária, acho isso extremamente preocupante... Vou usar essa sua técnica de equivalência melhor do que entrar em discussões infinitas

      Excluir
  2. Desabando = desabafando
    Magoou = mencionou

    Escrevi pelo celular rsrs

    ResponderExcluir
  3. Fala, EBM!
    Gostei do post, vou responder suas perguntas.

    1. Com certeza NÃO, 80-90% do meu círculo social não se preocupa com isso, aos poucos vou ajudando amigos mais próximos a se preocuparem com essa questão financeira.

    2.Procuro dar dicas/educar, mas se a pessoa não quiser ouvir, só troco de assunto.

    3.Acredito que normal - talvez alguns me vejam como mão-de-vaca (foda-se, quem vai ter dinheiro e ficar tranquilo financeiramente no futuro sou eu).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o foco é tentar ajudar quem quer aprender, caso contrário como o poupador falou ali em cima, se colocar no nível da pessoa e entrar no automático, hahaha

      valeu pelo comentário, abraços.

      Excluir
  4. Olá EBM, esse problema acontece com qualquer faixa etária a partir da adolescência mas é mais normal acontecer no início dos 20 anos, hoje tenho 29 e em minha roda de amigos, muitos casado com 30, 40 anos a grande maioria, tipo uns 90%, não dão a mínima pra poupar e investir.

    Muitos inclusive vivem próximo do limite de gastos todo mês, se alguns perderem o emprego estão ferrados porque não pensam no futuro.

    Fico muito feliz quando consigo ajudar ou ensinar o pouco que sei sobre finanças e investimentos, já que infelizmente a maioria não está nem aí pra isso.

    Abraço e foco nos aportes!

    ResponderExcluir
  5. encontrei este blog hoje e já me deparei com um dos meus grandes "problemas". Não te preocupes, não é algo interligado à idade. É mesmo da pessoa. Em todas as faixas etárias vais encontrar quem não poupe e nem queira ouvir falar no assunto.

    Boa luta pelo teu primeiro milhão, não desistas.

    ResponderExcluir